Entrevista com o nosso mister Luís Valente
Blog - Segundo ano consecutivo á frente do G.D. Portel, foi difícil a renovação ou houve algum convite que te fez pensar?
Luís Valente - Não foi difícil a renovação, independentemente de um ou outro convite que possa ter existido, porque o objectivo era manter a esmagadora maioria do plantel e trazer alguns jogadores que nós pretendíamos e quando assim é tudo se torna mais fácil.
Blog – Em termos da época passada, os resultados obtidos foram os planeados ou ficou aquém das expectativas?
Luís Valente - Sabíamos de ante mão que iria ser uma época bastante complicada visto ter existido uma revolução total em termos de plantel, mas também sabíamos que os jogadores que levávamos mais aqueles que regressavam ao GDP, nos davam garantias de formar uma equipa competitiva e estabelecemos como meta os cinco primeiros lugares e depois de um inicio bastante negativo a pouco e pouco fomos melhorando começamo-nos a conhecer melhor e com muito trabalho atingimos o objectivo a que nos propusemos.
Blog - Para a nova época quais são os objectivos traçados?
Luís Valente - Os objectivos têm que ser sempre melhores que os alcançados na época transacta, porque em tudo na vida temos que melhorar para sermos cada vez melhores, mas sempre com humildade e trabalho e uma grande amizade só assim conseguiremos atingir os objectivos traçados no seio da equipa.
Blog - Em termos de saídas de jogadores da época passada, saíram elementos importantes da equipa?
Luís Valente - É sempre complicado responder a uma pergunta deste tipo, mas no que se refere ao GDP é claro que sim, porque quando falamos de dois jogadores com 20 anos de casa refiro-me ao Paulo Gusmão (Cap.) e José Manuel (Sub. Cap.) que abandonaram por fim de carreira e que tinham uma importância enorme em termos de balneário e eram uma referencia para os restantes jogadores fora e dentro do campo e depois tivemos de facto as saídas do Paulo Santos que é uma mais-valia para qualquer equipa e saíram mais alguns jogadores mas ai por opção técnica.
Blog - Em termos de reforços, foram os que querias?
Luís Valente - Sim, sem qualquer tipo de dúvidas, definimos muito cedo o que pretendíamos, os jogadores que queríamos estavam referenciados e com mais ou menos dificuldade conseguimos trazer para a nossa equipa os jogadores definidos. Gostava de realçar o facto de estes jogadores mostrarem-se muito receptivos a virem representar o GDP e quando assim é…. é meio caminho andado.
Blog - É o plantel por ti desejado?
Luís Valente - Sim, foram estes jogadores que nós queríamos e que desejamos.
Blog - Apesar das dificuldades financeiras cada vez mais os clubes pagam subsídios, tem sido difícil ao G.D. Portel contratar jogadores por esses motivos?
Luís Valente - Não, é verdade que o mercado distrital está um pouco inflacionado para a realidade de hoje por culpa de alguns clubes que tem ou não disponibilidade financeira, mas no GDP tem havido compreensão por parte dos jogadores porque sabem logo de ante mão as dificuldades o clube tem, mas sabem também que o que lhe é prometido é pago.
Blog - O facto do G.D. Portel ter um relvado sintético também faz com que se torne mais fácil contratar jogadores ou não?
Luís Valente - Sim, hoje em dia felizmente e para bem do Futebol a esmagadora maioria dos clubes já tem sintético e como é óbvio á uma preferência por parte dos jogadores em representar um clube que lhe proporcione mais condições a nível de trabalho e os campos sintéticos são de facto uma mais-valia.
Blog - Como vez este desenvolvimento em termos de infra-estruturas no distrito de Évora?
Luís Valente - Muito positiva é pena é ter acontecido muito tarde mas esta parte já é uma mágoa minha porque em quanto joguei só apanhei os velhinhos pelados.
Blog - Em termos de qualidade de processo de jogo das equipas, tem existido mais qualidade, existe um melhor trabalho desenvolvido pelos treinadores?
Luís Valente - Sim, sem sombra de dúvida, hoje em dia á uma quantidade enorme de treinadores com qualidade e com trabalhos bastante positivos se tiverem a sorte de ter clubes que os apoiem e jogadores com vontade de trabalhar o nosso distrital será sem dúvida mais forte porque temos jogadores com uma qualidade enorme o que torna o trabalho dos treinadores mais fácil.
Blog - Qual a equipa favorita ao titulo esta época?
Luís Valente - Penso que será um campeonato bastante equilibrado, todas as equipas se reforçaram bastante bem, mas em termos de equipas favoritas na minha opinião existe duas o Vendas Novas pelo plantel forte que tinha da época passada pela seu historial e pelas aquisições que fez, o outro será o eterno candidato ao título que é o Monte Trigo pela sua estrutura pela sua organização e pela equipa que vem transitando de alguns para cá e realçar as excelentes aquisições que fez.
Blog - Em termos pessoais quais os teus objectivos futuros?
Luís Valente - Os objectivos futuros são levar o GDP aos seus objectivos.
Blog - Quer deixar alguma mensagem aos sócios e simpatizantes do G.D. Portel?
Luís Valente - Gostaria deixar uma mensagem simples que apoiem a equipa que compareçam aos jogos que acreditem no valor deste plantel e com certeza com a vossa ajuda seremos mais fortes.